sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gordura no fígado


É comum um achado de infiltração de gordura no fígado durante o exame pela ultra-sonografia. Na maioria dos casos, está ligada simplesmente a distúrbio metabólico, com ou sem obesidade. O uso de um antioxidante, o resveratrol, presente no vinho tinto, na uva e outras frutas, pode corrigir essa gordura no fígado (Jornal de Gastroenterologia e Fisiologia Hepática, outubro de 2008).
Alguns casos, no entanto, já apresentam uma infiltração que pode mudar a estrutura do tecido hepático, com características próprias ao exame obtido pela biopsia. Trata-se de esteatose hepática ou esteato-hepatite, mais comum em casos de alcoolismo ou de alteração metabólica característica do diabete, como também nos casos de obesidade acentuada. A associação com freqüência da esteatose hepática com o que se convencionou chamar síndrome metabólica que acompanha o diabete, levou ao uso dos medicamentos que controlam o diabete tipo 2. A metformina (Glifage) foi indicada inicialmente. Atualmente, há indicação da pioglitazona (Actos) para tratamento da esteatose hepática. Um número recente de revista especializada (Gastroenterologia n.135: 1176) comprovou a ação desse medicamento nos casos de esteato-hepatite não-alcoólica, mesmo na ausência de diabete. A redução da infiltração gordurosa e a alteração do achado pela biopsia foram documentadas em 74 pacientes que receberam dose diária de 30 mg da pioglitazona. Os pesquisadores do Reino Unido acreditam que esse medicamento exerce uma ação celular direta no fígado, reduzindo a infiltração. Como de hábito, o resultado foi comparado a um grupo semelhante de pacientes que não fizeram uso do mesmo medicamento e que não mostraram a redução da infiltração. Qualquer que seja a causa desse problema, é essencial o uso da dieta apropriada.
Leia o artigo original:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302006000200013&script=sci_arttext

125 comentários:

  1. tenho osteatose moderada , mas não sou diabética, posso tomar glifage?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, dá muito efeito colateral, tome Forfig 200mg

      Excluir
    2. tenho osteatose moderada tomei forfig no quarto dia eu estava vomotando e tontura cheguei até desmaiar. agora o que eu faço?

      Excluir
    3. tenho osteatose moderada tomei forfig no quarto dia eu estava vomitando e tontura cheguei até desmaiar. agora o que eu faço?

      Excluir
    4. tenho osteatose moderada tomei forfig 200 mg receitado pela médica no quarto dia eu estava vomitando e tontura cheguei até desmaiar. agora o que eu faço?

      Excluir
  2. Oi Doutor, meu nome é Luiz.
    tenho gordura no fígado e uma amiga minha fez tratamento com o FORFIG, ao comentar com minha médiga ela falou que esse remedio não surte efeito, e que de acordo com a literatura da medicina ele não faz nenhum efeito.

    O que o Sr acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura sobre silimarina é muito pouca por isso não se pode avaliar muito bem seus efeitos no figado, mas o pouco que existe é positiva desde que usado com frequencia e em doses adequadas ex: 200mg 2xdia, por 6 meses.

      Excluir
  3. Existem trabalhos publicados sobre o efeito da silimarina como hepatoprotetor. Só que a maioria dos médicos tem preconceito contraviesse tipo de droga desde o banco da faculdade. Eu prescrevo inclusive tomo, só que seus efeitosvso aparecem após 2 a 3 meses de uso, como o remédio é um pouco caro, algumas pessoas descontinuam o tratamento.

    ResponderExcluir
  4. caro dr. fiz exames e o meu tgp deu 410,o tgo 494,ggt 305,e glicemia jejum 211,tenho 38 anos. tenho salvaçao ou posso encomendar meu caixote?desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trate primeiro sua diabetes, suas enzimas hepáticas estão realmente alteradas mas dificilmente esteatose hepática dá essa alteração, a não ser que já evoluiu para esteato hepatite não alcoólica, procure um hepatologista, ele irá pedir sorologia para hepatite B e C, que quando crônicas, dão essa alteração, se der negativo e caso você não seja alcoólatra, poderá fazer uma biopsia do fígado pra descobrir a causa. tem que investigar se vc não está em uso de algum medicamento que provoque alteração nas enzimas hepáticas.

      Excluir
  5. oi doutor.tenho gordura no figado e me trato com o cetilistate 150mg.
    conheço uma pessoa que se trata com o forfig 100mg e diz que é muito bom remedio
    .qual deles é o melhor.continuo no cetilistate ou mudo para forfig ou posso tomar os dois.pois uma vez meu médico me receitou o forfig.fiquei com medo de tomar os dois. qual a sua opinião.
    desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  6. O cetistat age do mesmo modo que o xenical agindo na lipase pancreatica impedindo a absorsao de gordura. Ja o Forfig é um hepatoprotetor, acredito que pode sim usar os dois i

    ResponderExcluir
  7. Dr. meu exame de LDL de 164, meus trgliceridios 108, meu HDL 58, TSH 1,3, TGO 24, TGP 42 E GAMA GT 77, Fui ao endocrinologista e lede me deu uma ecografia de figado para fazer, este suspeita de esteatóse,resalto que não ingiro bebida alcólica e minha alimentação tem muitíssimo pouca gordura.,Será que pode ser mesmo Gordura no Figado, tenho que me preocupar.
    Inclusive ele me deu a medicação FORFIG 200mg, o que faço tomo essa medicação, tem alguma outra que possa remover esta gordura do figado se realmente eu tiver, tô perdida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ldl, colesterol ruim tá alto, trigliceridios bom, hdl poderia ser melhor, (colesterol bom) tsh normal, tgp tgo gama gt, enzimas hepáticas sem significado, pouco elevadas, tem que ver se vc ingere bebidas alcoolicas, esteatose não é bicho de sete cabeças, faça sorologia pra hepatites virais,se der normal, não fique preocuada, Forfig é bom, pode tomar, só tem um jeito de acabar com a gordura no figado, manter o peso normal.

      Excluir
  8. Obrigada DR. foi muito bom o seu auxilio.

    Dr. o que está me preocupando é que não ingiro bebida alcoolica, minha alimentação até que é bastante saudável, muita verdura e legumes, só que agora repeti os exames de colesterol e o colesterol total deu265,, HDL 52, triglicerídios 101, TGO 10, TGP 12 e Gama 69 e Glicose 88. Agora estou perdida, porque o resultado que coloquei no outro post, alguns astá até abaixo, não sei o que fazer, pelo menos bateu o colesterol tota, BEM ALTO, serpa que tenho que entrar com alguma medicação? vc tem alguma sugestão?
    PERDIDA RSRS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So se preocupe em baixar o colesterol. sugestões: atorvastatina 20mg uma vez ao dia. SAÚDE

      Excluir
  9. Bom Dia Dr.
    Meu médico me deu um "susto", e acho que não é por menos né, olhe os números...
    LDL: 226 mg/dL
    HDL: 78 mg/dL
    TRIGLICERIDEOS: 124mg/dL
    GAMA GT: 108 U/L
    TGO:29 U/L
    TGP: 80 U/L
    A coisa tá FEIA né???(tenho 29 anos):-S
    Médico me receitou FORFIG 100mg 2X ao dia ou seja 12 em 12 horas... + achei pouco, procede?? O que me diz?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, tenho 1.89m e 95kg, um pouco acima do peso né, + nada absurdo... Meu negócio era o alto consumo de Bebida Destilada (whisky e vodka) com energéticos... O Qual suspendi imediatamente, e agora estou me medicando e cuidando na alimentação...

      Excluir
  10. IMC 26,6, sobrepeso, vc tem que baixar o colesterol, tome sinvastatina, vc ja apresenta alterações enzimaticas no figado, mas não esta ruim, pare de beber, vc é muito novo, ja vi pacientes com cirrose aos 32 anos (alcoolatras). se quizer mude o forfig para 200mg pela manha e a noite. abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ok Doutor, e qual a dosagem de sinvastatina?? Andei olhando e á de várias mg diferentes... O que me indica, e qual a posologia??
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Ok Doutor!!!
    De momento OBRIGADO!!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  13. Qual o modo de tomar Forfig? Antes ou após as refeições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muita importância desde que seja 2 vezes ao dia

      Excluir
    2. dr tenho gordura no figado o medico passou forfig 1x por dia de 200 mg é suficiente?

      Excluir
  14. Olá doutor, antes de qualquer coisa, o parabenizo pelo espaço que o senhor oferece para ajudar muitos que, como eu, se preocupam com sua saúde. Mas veja só, no meu último exame, as taxas de TGO 48 e TGP 85 fizeram com que o médico me indicasse o Forfig 200mg um vez ao dia, mas mesmo assim estou muito preocupado. Minha preocupação procede, ou estou me preocupando a toa? Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Voce, tem que entender que as enzimas TGO e TGP são intracelulares,encontradas no coração, musculos, rins e principalmente no figado, so são detectadas no sangue apos lesão ou morte celular, aumentam no caso de etilismo crônico, hepatites A, B, ou C, ou gordura no figado, dentre outras, no seu caso, estão um pouco aumentadas, porem, pode até não ser nada.

    ResponderExcluir
  16. DE VEZ EM QUANDO SINTO DORES ABDOMINAIS E A SENSAÇÃO DE GASES MEXENDO.JÁ OPEREI A VESÍCULA,PODE SER FÍGADO? ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
  17. A vesicula biliar é responsável pelo armazenamento da bile, que ao ser liberada no intestino ajuda na digestão das gorduras, então a tendencia de quem opera a vesicula é ter muitos gases intestinais, tome dimeticona, se não melhorar, faça outro ultrassom abdominal.

    ResponderExcluir
  18. caro doutor meu marido tem tido urticarias com muita frequencia e isso ja se prescreve a mais de 5 anos ele ja passou em mais de 5 alergistas diferentes e ja fez mais de 70 exames e nunca deram nada mais ele fazia uso frequente de bebida alcoolica ate que um dia depois de tanto eu insistir ele fez um exame de TGO e TGP no qual deram alteradissimos um com 430 eo outro 280 eo medico pediu que ele fizesse um exame do figado quando o mesmo acusou que ele tinha gordura no figado em grande quantidade o medico receitou que ele tomasse forfig gostaria de saber se essas alergias ou urticarias cronicas tem alguma coisa a ver com o fato de ele ter gordura no figado e se esse forfig realmente resolve o problema pois ele fica com o corpo todo empolado cheio de manchas vermelhas enormes

    ResponderExcluir
  19. Cara sra, esse tipo de coceira,(prurido)é muito comum em pessoas que tem o figado muito agredido pelo alcool ou por outras doenças que levam a uma baixa acentuada da função hepática; não creio que o forfig vá ajudar muito nesse caso, aconselho a procurar um hepatologista, e tentar através de exames específicos mapear o real estado do fígado de seu esposo.

    ResponderExcluir
  20. a quantidade de gordura encontrada no figado dele foi classificada como gravissima existe algum tipo de remedio ki resola meu problema nao querendo se auto medicar mais ja que ele tem passado em varios especialistas e ninguem resolve o problema e encrementando que quando as coceiras atacam e ele fica empolado a unica coisa que resolve ea dipirona ela faz com que a coceira desapareça eas manchas sumam isso tem alguma coisa aver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra., dipirona não tem nada haver, é um analgésico sem nenhuma ação em coçeiras, acho que com o tempo pode até agravar o caso. A verdade é que vocês dois ainda não perceberam que o caso pode ser grave, insisto, procure um hepatologista

      Excluir
  21. meu nome e cristiane DR EU PASSEI MUITO MAL VOMITAVA MUITO E TUDO QUE EU COMIA FAZIA MAL FIZ USG E O MEDICO DISSE QUE ESTOU COM ESTEATOSE HEPATICA LEVE MODERADA NÃO BEBO NEM FUMO MAS TOMEI MUITA MEDICAÇAO POIS TIVE TROMBOSE EM UMA DAS PERNAS HA =7 ANOS FIZ TRATAMENTO E HOJE SO TOMO A MEDICAÇAO DIOSMIN COM HESPERIDINA TRABALHO NORMAL SOU AUXILIAR DE ENFERMAGEM FIZ VARIOS EXAMES RESULTADOS TGO=14 TGP=10 MUCOPROTEINAS=109 TIROSIMA=4.6 ANTIESTREPTOLISINA O COM RESULTADO INFERIOR A 200UI/ML COLESTEROL TOTAL 146MG/DL TRIGLICÉRIDES 115MG/DL H.D.L.COLESTEROL 31MG/DL L.D.L.COLESTEROL 92MG/DL V.L.D.L COLESTEROL 23MG/DL INDICE DE RISCO 1 COLESTEROL/HDL 4,7MG/DL INDICE DE RISCO 2 LDL/HDL 3,0 ASPECTO DO SORO:LIMPIDO HBS,ANTI MATERIAL SANGUE COM RESULTADO 1O,6 UI/L HEPATITE C HCV NÃO REAGENTE HEPATITE B HBSAG ANTIGENO AUSTRÁLIA NÃO REAGENTE HBE,ANTI COM RESUTADO NEGATIVO O HEMOGRAMA ESTA BOM A SERIE PLAQUETÁRIA 150 MIL/MM3 ESTE É OS RESLTADOS DE EXAMES QUE EU FIZ HOJE O MEDICO PASSOU A MEDICAÇAO FORFIG DE 100MG DE 8/8HS PRA MIN TOMAR E O SUFICIENTE PRA MELHORAR O MEU FIGADO DEDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  22. Dr. meu nome é Diego, em 2007 fui diagnisticado através de uma biopsia com esteato-hepatite, não bebo desde 1999 e nunca fumei tb, pratico atividades fisicas 4 vezes por semana, jiu-jitsu e musculação, fiz tratamento com ACTOS durante 2 anos, terminei esse tratamento em novembro de 2010 e estou fazendo uso de vitamina E a partir de então, meu hepatologista pretende parar com o tratamento em dezembro. Faço exames para medir os hepatócitos e enzimas de 3 em 3 meses e tem um ano que as enzimas estão dentro das taxas normais, será que a doença acabou ou regridiu ? fico sempre apreensivo, tenho 1,76 de altura e tinha 78kg, hj estou com 75kg, será que a doença pode voltar? fico ancioso ? posso usar forfig 200 ??

    ResponderExcluir
  23. Diego, vc já pode parar sem riscos, desde que vc mantenha o peso e não faça ingestão de bebidas alcoólicas, não use o Forfig, não é necessário, abraços.

    ResponderExcluir
  24. ola DR. meu nome e gustavo sou marido da monica meus resultados são:
    ureia 45,00 mg/dl
    creatina 1,61mg/dl
    tgo 122,00 uk/ml
    tgp 243,00 uk/ml
    amilase 88,00u.a.%
    tiroxina 1,1 ng/dl
    tsh 1,2 mUI/l
    bilirrubina: direta 0,09 mg/dl
    indireta 0,36 mg/dl
    figado de dimencoes normais com eco textura hiperecoica vascularização supra-hepatica eportal sem alterações.
    Esteastose hepatica (grave)
    meu medico me passou forfig 200 mg de 12 em 12 horas e Zixem 5 mg um comprimido ao dia so que nao estou vendo muito resultado seguindo a cima meus resultados e medicamentos o que o Sr me diz sobre os resultados e se os medicamentos estão corretos ou tem alguma outra formula com mais eficaz?
    agradecido
    gustavo anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, seus exames, exceto TGP e TGO estão normais, isso significa que seu figado está sofrendo agressão, é dificil distinguir entre a esteatose grave e a esteatohepatite que pode levar a fibrose e cirrose, somente através de biopsia do fígado se da o real estado do seu figado, por isso indico procurar um hepatologista pra fazer esse exame.

      Excluir
    2. como e feita essa biopsia do figado doutor eu tenho que tirar um pedaço do figado tenho que fazer algum tipo de cirurgia?

      Excluir
    3. Através de uma agulha especial, sob anestesia, não doe nada.

      Excluir
    4. doutor procurei um hepatologista e ele nao me deu remedios de farmacia pra tomar disse que meu estado e grave mais que era pra eu fazer um tratamento fitoterapico com boldo e salsa e parar de fumar isso resolve alguma coisa?ele me mandou tomar cha de boldo todo dia de manha em jejum e a noite antes de dormir pra eu tomar cha de salsa e pra eu parar de fumar e fazer caminhadas oque o senhor me diz minha esposa ficou meio na duvida se isso vai adiantar

      Excluir
    5. Hepatologista ou fitoterapeuta? Olha de longe assim eu não posso me aprofundar no problema de vocês até por restrição legal, aconselho a procurar um bom clinico ou um Hepatologista experiente, levar todos os exames que ele vai dar uma solução para ocaso
      Obrigado e boa sorte.

      Excluir
  25. Olá Dr. Meu nome é Adilson, a uma semana comecei passar mal, tudo que comia é como se a barriga inchasse, fiquei empachado e muito mal do estomago, minha pressão arterial alterou começou subir, fui ao medico fiz alguns exames e foi constatado que meu figado não esta bem, pois apresentou gordura, estou tomando a medicação, gostaria de saber se este poderia ser o motivo de minha pressão arterial ter descontrolado, e se depois do tratamento minha pressão podera voltar ao normal, obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Bispo, não, talvez vc esteja acima do peso o que provoca a chamada Sindrome Metabólica, que pode levar a hipertensão arterial, diabetes, e gordura no figado, se voce controlar o peso, e praticar caminhadas, ai sim sua pressão pode voltar ao normal como tambem a gordura no figado desaparecerá.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Excelente site, parabéns. Dr, tenho depressão e sou alcoólatra, parei há uma semana pois meu exame deu: Glicose 88, Amilase 76, Gama GT 124, TGO 29, TGP 31, TGD 413, Colesterol Total 261 com HDL 55, tenho 1,7m e 90 Kg, além das caminhadas e da dieta o sr me recomendaria o Forfig? Desde já agradeço e o parabenizo pela excelente qualidade e aproveitamento de seu site.

    ResponderExcluir
  29. Com certeza, tome o mais forte de 200mg 2x dia depois de um mês faça novos exames e me escreva.

    ResponderExcluir
  30. olá doutor me trato com cetilistat desde novembro, quando o medico disse que estava com gordura no figado pelos exames gama gt 168 estou tomando cetilistat 175mg mas não baixa fiz o exame a uma semana e ainda deu 68. já faz quase 1 ano e tomo e também uma formula enorme com releptin para emagrecer e metabolize 4 500mg mas nesse tempo todo só emagreci 7 kilos será por causa da gordura no figado ou não tem haver. tem outro remedio para o figado que seje melhor que o cetilistat. não sei mais o que faço para perder essa gordura.to fazendo regime e nada.qual o melhor remedio para emagrecer e também o melhor remedio para eliminar a gordura no figado.
    desde já obrigado doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me diga qual o seu IMC, pra ajudar a raciocinar.

      Excluir
    2. BOM DIA DOUTOR
      MEU PESO 65
      ALTURA 1,54
      DEU 27,4.ESSE MES O MEDICO ME CORTOU APENAS O CETILISTAT E NO LUGAR DELE ME DEU CLORIDRATO DE BUPROPIONA 75MG PRA COMEÇAR. ELE DIZ QUE É ANTIDEPRESSIVO MAS QUE EMAGREÇE.O QUE O DOUTOR ME DIZ, EMAGRECE MESMO.
      DESDE JÁ OBRIGADO.

      Excluir
  31. doutor energetico faz mal pra quem tem gordura no figado?

    ResponderExcluir
  32. doutor vou ao médico direto mas só me indica forfig eu sofro de esteatose hepática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ineis, volto a repetir, so o fato de ter esteatose não vai te prejudicar. Até agora não vi ninguem morrer de esteatose, a não ser que seja obesa e alcoolatra ou tenha junto hepatite c.

      Excluir
  33. Boa tarde Dr. tenho 38 anos e esteatose há mais de 10 anos. Também sou diabético tipo 2 e tomo Glifage XR 1g com Actos de 15mg. Não me considero alcoolatra, pois ingiro exclusivamente cerveja 03 a 04 vezes por semana numa quantidade razoavel (07 ou 08 garrafas ). Mas já está provado que minhas taxas de TGO, TGP e GGT são altas devido a bebida. No exame que fiz ontem deu TGO-121, TPG-189 e GGT-120. A glicose 145 em jejum, H Glicada 7,8% LDL-171 e Trig-228. O Senhor acha que devo usar o Forgig para diminuir esta gordura no fígado ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo se isso não é beber muito, então não sei mais nada! Você é muito novo pra ter essas taxas de enzimas hepáticas, sei que é dificil mas se vc não diminuir a ingesta de alcool, medicação nenhuma vai te ajudar, como complicador ainda é diabético, siga tratando a diabetes, pratique exercicio fisico toda semana e tome forfig 200mg 2 x dia por muito tempo.

      Excluir
  34. boa noite, eu tomo o remedio diosmin já a dois meses, minha angiologista me deu por causa de um tombo que eu caí e prejudicou minhas arterias, mas minha pergunta é:
    eu tomo um de manhã e um a noite, mas sem quere, eu tomei um e depois de minutos, estava indecisa se já havia tomado ou não, a´tomei novamente.. tem algum problema??

    ResponderExcluir
  35. não tem perigo, fique tranquila, tome dois por dia mas não indefinidamente, consulte seu angiologista.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Doutor! Parabéns pelo blog. Muito bom.

    Há 10 dias atrás, meu marido sentiu fortes dores no abdômen superior na porção central, bem abaixo do esterno. Corremos para emergência, onde ele ficou por 4 horas tomando anti-espasmódicos e analgésicos. Voltou sentindo-se melhor é com a suspeita de ter tido uma crise de vesícula. 3 dias após o ocorrido ele fez uma Ultrassom que não revelou anomalias na vesícula mas, para nossa surpresa, mostrou esteatose moderada. Fomos ao hepatologista já no dia seguinte e ela solicitou esses exames que seguem os resultados abaixo (obs: só veremos a médica no final da próxima semana, mas estamos apreensivos com os resultados):

    TSH : 3,72 uUI/ml
    T4 Livre: 1,94ng/100ml
    Ferritina 167 ng/ml
    Insulina 10 micro UI/ml
    Glicose: 86 mg/dl
    Uréia: 46 mg/dl
    Creatinina: 1,1 mg/dl
    Colesterol total: 179mg/dl
    HDL: 28mg/dl 15.6%
    LDL: 132,2 mg/dl
    TriGlicérides: 94 mg/dl
    AST(TGO): 44 U/L
    ALT(TGP): 155 U/L
    Bilirrubina total: 1,4mg/dl
    Bilirrubina direta: 0,4mg/dl
    Bilirrubina indireta: 1mg/dl
    Fosfatase Alcalina: 146 U/L
    GGT: 311 U/L

    Meu marido faz uso de Pantoprazol há 4 anos e também atenolol, para tratamento de refluxo e arritimia. Também fizemos exames para hepatites mas esses resultados não saíram ainda.
    Por favor, agradeceríamos muito por saber sua opinião sobre esse exames pois estamos bastante apreensivos com alguns resultados alterados.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Adendo:

    Meu marido tem 1,72cm e peso de 100kg. Iniciou dieta pobre em carboidrato há 5 dias.

    ResponderExcluir
  38. Seu marido é obeso classe 1,está com a GGT , TGP e Fosfatase elevadas o que indica lesão hepática em casos de alcoolismo, hepatites virais, mas vc não disse se ele bebe, se beber, junto com a obesidade, torna-se a causa da esteatose moderada, os outros exames (tireoide, diabetes, insulina e ferro) estão normais, preocupou o LDL (colesterol mal) elevado e o HDL (colesterol bom) baixo, deveria ser o contrario, mas isso ele resolve com dieta, uso de estatinas, e exercicios físicos após fazer avaliação com um cardiologista. Talves terá que fazer uma biopsia hepática para saber o real estado da lesão no figado. Consulte um Hepatologista.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Dr. Andrade,

    Meu marido bebe esporadicamente. Pode passar a semana sem beber ou beber às vezes umas 2 vezes por semana, 2 latas de cerveja ou 2 doses de vez em quando. Lemos na internet que em casos de alcoolismo o TGO seria maior que o TGP. Entendemos corretamente? Esses resultados podem, por si, definir se há mesmo lesão, tipo esteato-hepatite ou cirrose, por exemplo? Temos consulta com a hepatologista na próxima quarta-feira.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  41. Dr.Estava com gordura no figado e resolvi tomar shake da herbalife no almoço.Reduzi meu peso em 5 kg.Estou sentindo melhor, não sinto mais a dor que sentia quando bebia ou comia coisa gordurosa..Meu colesterol sempre foi acima de 300 e agora esta bem abaixo.Posso continuar tomando este shake acompanhado de dois chas ?

    ResponderExcluir
  42. Dr.Estava com gordura no figado e resolvi tomar shake da herbalife no almoço.Reduzi meu peso em 5 kg.Estou sentindo melhor, não sinto mais a dor que sentia quando bebia ou comia coisa gordurosa..Meu colesterol sempre foi acima de 300 e agora esta bem abaixo.Posso continuar tomando este shake acompanhado de dois chas ?

    ResponderExcluir
  43. DR.MEU GAMA GT ESTA EM 900U/L ESTOU TOMANDO FORFIG ISSO VAI RESOLVER?

    ResponderExcluir
  44. dr.estou com o gama gt 900 u/l estou tomando forfig a 1 mes este medicamento vai resolver ?quantos dias para voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  45. oi doutor meu tgp deu 85 o normal e 45 e perigoso oque devo tomar pra abaixar, tomo cervela fl de semana e perigoso

    ResponderExcluir
  46. Dr° Andrade em primeiro lugar obrigada por ser tão util, o meu médico do posto (generalista)_ me indicou forfig de 200 mg depois de tantas dores do lado direito embaixo das costelas, pois meu figado estava muito dolorido e inchado, tenho esteatose média, não tenho pressão alta nem suporto bebida alccolica, sou fumante sim, e dois anos atrás fiz 30 sessões de radioterapia no seio do lado direito por causa de um cancer e fiz quimio também a minha duvida é a seguinte pode ser por causa da radioterapia ????
    Tomo sinvastatina 40mg // forfig 200mg // clopidogrel 75mg PS:. á médica não acha que é necessario me mandar par um especialista mesmo tendo achado um caroço no exame de toque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha baseado nesses dados, se você ainda não fez, faça uma nova avaliação especializada sobre o cãncer na mama, não é comum dor no fígado por esteatose hepática, no máximo aparece um desconforto no hipocôndrio direito, onde fica o fígado, mas não dor, acho que no seu caso, Forfig terá pouca utilidade. Procure um especialista.

      Excluir
  47. Dr° obrigada pela orientação, mas já estou desgostosa de tanto reclamar desta dôr para o mastologista pois ele diz não ter nada á ver,mas nunca me pediu exame nenhum, de uma coisa eu sei estou ficando cada vez pior de saúde e nada de ninguem resolver, o que eu acho muito engraçado é que depois, vem um estatuto qualquer e diz que pessoas estão morrendo de cancer pois procuram tarde um tratamento, mentira pois estou a muito tempo andando atras disto e nada.

    PS:. ESQUECI DE FALAR QUE TENHO CANCER DE BEXIGA TAMBEM E TRATO NO ICESP, E FAÇO TRATAMENTO NO INCOR POIS TENHO O CORAÇÃO COM PARTE INFERIOR NECRÓSADO DEVIDO A 4 INFARTO LEVE.

    O NEGOCIO ESTA TÃO TRISTE AQUI EM SÃO PAULO, QUE ESTES ENFARTOS QUE TIVE FUI PARA O PRONTO SOCORRO E O MEDICO DISSE QUE EU NÃO TINHA NADA, QUE ERA UM MAL SUBTO, FOI NO ICESP QUE DESCOBRIRAM POIS TIVE QUE FAZER EXAMES PRÉ OPERATÓRIO ANTES DA CIRURGIA DA BEXIGA .

    QUAL A ESPECIALIDADE QUE TENHO QUE PROCURAR?????

    ResponderExcluir
  48. Doutor, perdi um rim devido a uma hidronefrose, mas antes passei por uma desidratação gravíssima e não descobrimos a causa. Foi pensado um problema hepato-renal devido a gordura no fígado. Como diagnosticar um problema hepato-renal?

    ResponderExcluir
  49. Olá Doutor. Fiz alguns exames a 35 dias a trás:

    Triglicerides : 280 mg/dl 10 a 150 Enzimático
    Colesterol Total : 235 mg/dl ATE a 200 Enzimático
    HDL-Colesterol : 26 mg/dl > 60 -
    LDL-Colesterol : 153.0 mg/dl < 100 Enzimático
    VLDL-Colesterol : 56.00 mg/dl < 30 Enzimático
    Colesterol ester.: 165 mg/dl 50a70% do C.T Enzimático
    ----------------------------------------------------------------
    Indice de Castelli (I) : 9.04 < 5.1 Col.Tot/Col.HDL
    Indice de Castelli (II): 5.88 < 3.3 Col.LDL/Col.HDL

    Bilirrubina total 1.36 mg/dl ate 1.20
    Bilirrubina direta 0.50 mg/dl ate 0.40
    Bilirrubina indireta 0.86

    O médico me receitou SINVASTATINA, mas não tive coragem de tomar. Na data dos exames eu pesava 86 kg e tenho 1.77 de altura. Hoje estou com 80 kgs, não faço ingestão de gordura, frituras, carne somente de frango assado sem a pele, pao integral, não faço uso de alcool porém sou tabagista, somente alimentos ligth, tomo omega 3 2x ao dia e agora estou tomando Forfig.
    Com toda essa dieta e omega 3 e forfig é suficiente para reduzir meu colesterol?
    Grato

    ResponderExcluir
  50. Dr.Fiz exame de sangue 08.01.13 HDL 51,0 - Trig.79,0-LDL 93,2 TGO/AST 18,8 - TGP/ALT 34,2HepatiteB não reagente.
    Ecografia abdominal esteatose Acentuada. Tomei forfig 200mg 1º mês 8/8hs- 2º e3º 12/12hs - Agora refiz os exames e a taxa de TGO 31,5 e TGP 29,6- o TGO aumentou.o que devo fazer???fiquei preocupada.
    Grata
    Gicelia

    ResponderExcluir
  51. Olá Doutor, meu marido foi diagnosticado com esteatose hepática grau II, tem 1, 71 de altura e 105 kg. Os exames tiveram como resultado o seguinte:
    Colesterol total-232;
    Colesterol HDL- 39
    Colesterol LDL- 160;
    Colesterol VLDL- 33;
    Triglicérides- 165;
    Lipídios totais- 685, 2;
    Glicose- 61;
    TGO-57;
    TGP-81;
    Exame de sangue hemograma automatizado con todas as taxas normais.
    US abdominal total - sinais sugestivos de estestose hepática grau II;
    Vídeo retossigmoidoscopia flexível- reto normal e obs: fezes em sigmoide.
    Ele está tomando Forfig 100mg 2 vezes oa dia, vitamina E e iniciou uma dieta. Mas o que está nos preocupando muito é que de vez em quando está saindo sangue nas fezes, umas 6 vezes já, no período de um mês- ele ainda não estava fazendo a dieta. Algumas vezes saiu muito sangue mesmo e uns coágulos de sangue. Estamos desperados. Descobrimos essa semana que o especialista é o hepatologista e ainda não conseguimos consulta. O que pode ser esse sangue que sai nas fezes, é muito grave? Ainda é esteatose hepática ou pode ser algo mais grave?

    ResponderExcluir
  52. Bom Dia

    Drºfiz alguns exames e o resultado do meu GGT deu 127 o mpedico me receitou Forfig 200 mg antes do almoço e jantar, também fui diagnosticada com Tireoide onde o resultado do Hormonio Da tireoide foi de 6,82 onde fui tenho que tomar o Puran T4 50 mcg.

    Gostaria de saber se esse dois medicamentos podem ser utilizados juntos.

    Pois estou fazendo tratamento apenas do figado tomando as capsulas de 8 em 8 horas, as veze me dá um pouco de tontura é normal hoje é o segundo dia que estou tomando.

    SEndo assim possso tomar o Puran T4 e o Forfig juntos


    Grata

    ResponderExcluir
  53. Oi dr. Meu TGP deu 78, estou com gordura no figado, estou tomando forfig de 100 e simeco-plus, ha uma semana, mas ainda me sinto mal, sinto muito enjoo, cansaço e fraqueza. É normal? Todas as outras taxas estao normal. Joana.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite. Só consegui consulta para daqui a duas semanas ,então estou um pouco apreensivo com os TGO, TGP e Gama alterados:

    TGO: 49,4
    TGP: 94,7
    gama:69,9
    microalbininúria: 7,02
    hemoglobina glicosilada: 5,9
    glicemia média: 123 mg
    colesterol total:150,7
    col. HDL 39,2
    relação hdl/cdl: 3,82
    triglicerideos: 127,9
    TSH 1,56
    t4 8,71
    t3 1,41

    São números que possam indicar quadro de cirrose ou hepatite crônica?
    Se for só gordura no figado , que tem cura, tô no lucro... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esses resultados não indicam cirrose.

      Excluir
  55. Dr. Bom dia. Meu nome é Avelina. Sou de Vitória da Conquista-Ba.
    Estou com esteato hepatite não alcoólica e também um nódulo no fígado medindo 2cm, não sei se em função da gordura.Tenho acompanhado a evolução do nódulo co RM a cada 03 meses porém desde 2012 continua com o mesmo tamanho. Em razão disto, minhas taxas de TGO e TGP são bastante elevadas. Com a RM não foi possível detectar o tumor em razão da gordura. Estou tomando a metformina mas, não estou vendo resultado. Sou fumante e estou precisando perder gordura abdominal. Meu índice de homma está elevado. Não me foi indicado pelo hepatologista a biopsia, e sim a cirurgia para retirada do nódulo, mas, devo confessar que estou receiosa. O que faço?
    Por favor, estou desesperda.

    ResponderExcluir
  56. Acho que vc deveria antes fazer uma biopsia do nódulo guiado por ultrassonografia para maior precisão porque ele é relativamente pequeno, Dai voce teria ja no resultado da biopsia qual o real estado histológico de seu fígado e que tipo de nódulo é se benigno ou maligno.Preciso de mais dados

    ResponderExcluir
  57. Ola dr,fiz um exame tgp p concurso e o meu exame p homen e ate 40 u/l e o meu deu 42 u/l,sera q pode me prejudicar no concurso?ou tem algo p eu tomar e refazer o exame?fiz uso de bebida alcolica no dia 10/07/2013 e fiz o exame 16/07/3013 acho q pode ser isso a alteraçao?dps do dia 10 nao bebi,se eu fizer o exame novamente sera q vai esta normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa uma semana sem ingerir bebida alcoólica ou qualquer tipo de medicamento e refaz o exame

      Excluir
  58. Boa noite Dr. eu tive gastrite e segundo os exames de imagem que fiz, constatou que tenho refluxo e uma consequente esofagite leve. Mas devido a um exame de sangue que fui submetida a fazer, constatou uma alteração no meu fígado, e meu médico me passou forfig 100g, tem algum proplema tomá-lo, não irá piorar o meu estômago? Dessde já agradeço pela solidariedade Doutor

    ResponderExcluir
  59. Dr. Sou diabética há 4 anos, já usei de tudo, sempre com a diabetes alta, sou intolerante a metformina, usei até junho kombiglyze e gliclazida, e a diabetes estava ainda altissima, fiz exames de sangue , minhas TGO/TGP deram normais, mas a GGT deu 230. Minha sorologia para hepatites deu negativo, o usg deu esteatose hepatica moderada. MInha medica suspendeu o uso de kombiglyze.Hj faço uso de insulina Lanthus e Apidra, minha diabetes esta controlada. Pq o GGT esta tão alto? E perigoso?

    ResponderExcluir
  60. Olá, posso tomar forfig e beber cerveja nos finais de semana?

    ResponderExcluir
  61. Fumar maconha faz mal ao figado?

    ResponderExcluir
  62. Ola Dr. depois de fortes dores no peito fui ao cardiologista(em maio), que me receitou losartana 100mg para hipertensão, mas as dores continuaram ele disse que era psicológico me receitou paroxetina 15 mg, até então naquela época minhas taxas estavam todas normais,mas agora em setembro por solicitação da endocrino fiz outros que resultou em:
    glicose 103,00
    Ferritina 795,00
    TGO 155,00
    TGP 405
    fiz um Ultra-som: esteatose hepatica moderada/acentuada
    tenho 24 anos; sexo masculino; 1,74 m; 87 kg IMC: 29

    os outros deram normais como: colesterol,bilirrubina,fosfatase alcalia, hemograma. leucograma...
    Só retorno com 20 dias para a endocrinologista, gostaria de uma opinião do que poderia ser e o que faço até lá...obs: não consumo bebidas alcoolicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ferritina, tgp e tgp elevadas indicam algum problema no fígado, te aconselho a procurar um hepatologista pra investigar melhor

      Excluir
  63. BOA TARDE D.R MEU NOME É RAFAEL, FIZ ALGUNS EXAMES SEMANA PASSADA E PEGUEI O RESULTADO HJ E ESTOU MUITO PREOCUPADO POIS TODOS OS EXAMES(URINA/FEZES/HEMOGRAMA COMPLETO/COLESTEROL/GLICOSE)DERAM NORMAIS , MENOS O HEPATOGRAMA QUE ESTA ME PREOCUPANDO MUITO...MEU TGO DEU 309 E O TGP DEU 122,TENHO 31 ANOS, 1,73CM, TENHO 69KG CONSUMO BEBIDAS ALCÓOLICAS SOMENTE EM FINAIS DE SEMANA. JA MARQUEI A CONSULTA COM O MÉDICO, MAS O SR ACHA QUE PODE SER GRAVE?ESTOU MUITO PREOCUPADO...AGUARDO SUA RESPOSTA ANCIOSAMENTE.

    ResponderExcluir
  64. Realmente estão um pouco elevadas, resta saber se vc não faz uso crônico de algum medicamento que agrida o fígado, como também a quanto tempo vc ingere bebida alcoólica, mude de laboratório e repita os exames.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Dr. estive em uma consulta de rotina e a médica me pediu todos os exames, inclusive hemograma completo o qual deu normal, ultrasom de abdomem total, pois já fiz cirurgia de vesícula, onde acusou inicio de gordura no fígado segundo a médica que fez o exame, não sou diabética, não tenho colesterol, não tenho uma alimentação saudável em relação a gordura e carboidratos mas não sou obesa tenho 1.67 de altura, 64k, não costumo ter problemas p emagrecer, não bebo destilados somente cerveja aos finais de semana, eis então a minha dúvida.
    O que teria causado a gordura no fígado, a falta da vesícula, a má alimentação ou a cerveja dos finais de semana?
    Será que somente uma boa dieta alimentar resolve?

    Aguardo resposta, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolve sim, provavelmente é devido a ingestão de álcool no final de semana, toma Forfig 200 e mais atividade fisica aeróbica

      Excluir
  66. Dr. esqueci de lhe informar, fiz a cirurgia de vesícula em 2009, sou fumante e tenho 44 anos e no momento faço pouca atividade física.
    Espero tê-lo ajudado com mais esses detalhes.
    Grata.

    ResponderExcluir
  67. Dr. A 6 meses venho sentindo um desconforto abdominal que se encaixa como gordura no fígado estou tomando alcachofra 350mg 2 comprimidos 3 vezes ao dia 4mg betametazona durante 7 dias e 1 envelope de acetilcisteina 1 vez a cada 3 dias incrivelmente a gordura esta sendo expelida pelas fezes eu sei disso pois no meio das vezes tem borras de gordura branca e meu desconforto quase que sumiu o sr tem algum conselho para mim?

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Dr. Fiz alguns exames e gostaria de sua opinião se o forfig 200 mg resolve para mim.

    Colesterol Total: 191 mg/dL
    Colesterol HDL: 38 mg/dL
    Colesterol Não-HDL: 153 mg/dL
    Colesterol LDL: 118 mg/dL
    Colesterol VLDL: 35 mg/dL
    Triglicerides: 175 mg/dL

    Castelli
    I (CT/HDL) : 5,0
    II (LDL/HDL) : 3,1

    No Hemograma deu alteração aumentada em:
    Leucócitos Totais: 12.300 /uL referenciais: 3.500 a 11.000
    Linfócitos: 4.428 /uL referenciais: 800 a 4.000

    Oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais informações Dr... Tenho 39 anos, sou tabagista, praticamente sedentário, faço uso de álcool esporadicamente ( um fim de semana a a cada 3 meses), altura 1,77 e 79 kgs...Grato!

      Excluir
  69. Não vejo necessidade, tem cause nada errado aí.,como todo fumante, estais sujeito a problemas cardiovasculares, hdl baixo, colesterol ruim alto, etc...

    ResponderExcluir
  70. Ola Dr., gostaria de alguma orientação. Fui a um clinico geral pra fazer exames de rotina. Resultado. Tudo normal, colesterol, triglicerídeos, glicemia, etc...Só que eu fui nele já preocupado pq por maus hábitos tenho engordado muito nos últimos anos e eu faço uso de bebida alcoolica de maneira acentuada e desenvolvi uma hipertensão também. Pois bem, o que me preocupou nesses exames foi a Esteatose Grau III e o TGO 50 u/l e TGP 120 u/l. Imediatamente me desesperei e comecei a emagrecer. Em um mês perdi 4 quilos. Tenho tomado remédio fitoterápico de extrato de picão, o que para todos os médicos que fui até agora se mostrou algo irrelevante na opinião deles quando os questionava sobre isso. Desde já agradeço por qualquer resposta e informo que já me consultei com um hepatologista depois disso, mostrando meus exames e fui orientado a perder peso e ter uma alimentação sem gluten. Não entendi essa ultima parte sobre o gluten. Ele não me orientou sobre outras coisas na dieta. Já retornei ao clinico geral que me pediu os exames de rotina e esse me deu uma receita para novo ultrassom de abdômen pra daqui a três meses. O que eu queria saber era a sua opinião sobre o caso, esses valores indicam algo estranho? Indicam normalmente uma esteatose reversível?Já refiz o exame de sangue com TGO TGP FERRITINA E GAMA GT. Estou aguardando resultado. Um fato interessante é que sou alérgico a vários medicamentos e faco uso regular de paracetamol por conta disso. O clinico geral me recomendou tanto a não mais usa-lo como também o apontou como um grande inimigo do fígado se tomado com frequência. Gostaria de uma luz para tentar me manter mais calmo sobre a minha situação. Obrigado

    ResponderExcluir
  71. Olá, tudo bem? Primeiro tem que se diferenciar esteatose da esteatohepatite, que é mais grave, ou seja, esteatose hepática, que é gordura no fígado, pode evoluir pra esteatohepatite (gordura mais inflamação do fígado) dai pra fibrose e cirrose, mas devido o pouco aumento da tgp e tgo, acredito que seu caso é só de esteatose, que regride com menos alcool e perda de peso. Só que perder peso muito rápido, também agride o fígado, como também o uso frequente de paracetamol. Dieta sem glúten (trigo, cevada, malte...CERVEJA!!!) ajuda a perder peso, consulte uma nutricionista e não se apavore. boa sorte.

    ResponderExcluir
  72. Dr. Obrigado pela resposta. Tenho retorno ao hepatologista marcado, mas estou desesperado de novo pq meu tgo e tgp baixaram muito pouco do ultimo exame e vi que minha Ferritina agora deu 900, porem Gama GT deu normal e não deu reagente para nenhuma Hepatite. Estou com muito medo. Esse valor de ferritina indica algo ou seria somente consequência da esteatose?

    ResponderExcluir

  73. Ola doutor. Meu nome 'e Everton tenho 29 anos fiz um exame admissional e deu tgo 60. Tgp 88..gama gt 56...vou ter q repetir o exame...q remedio posso tomar pra abaixar?e quais problemas eu posso ter? Desde ja agradeco...obs eu nunca bebi e nao tomo remedio algum...

    ResponderExcluir
  74. Olá Dr. fiz exames admissional para concurso público e os resultados foram:
    TGO (AST) - 41 U/L, sendo o normal de 7 a 40
    TGP (ALT) - 64 U/L, sendo o normal de 7 a 40
    Gama Glutamil - 46, sendo o normal de 7 a 45
    Procurei um gastro e ele pediu para fazer exames de hepatite c e hbsag e refazer os exames acima em outro laboratório. Tomava pílula anticoncepcional a uns 6 anos e estava fazendo uso de uns comprimidos manipulados para pele (picnogenol), ele pediu para que eu parasse qualquer tipo de medicamento para refazer esses exames, pois poderiam ser causadores dessas alterações. Vou refazer esses exames dia 11/11 e preciso que esses valores baixem, ou melhor, normalizem...estou caminhando e fazendo dieta: comendo muita verdura, legumes, frutas, carne branca e pouca carne vermelha, nada de bebida alcoólica, lanches, massas, pizzas, alimentos gordurosos. Estou de dieta desde dia 29/10, será que consigo baixar até o dia 11/11?
    Devo me preocupar? Na sua opinião está muito alterado e isso pode comprometer meu ingresso no concurso?

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Doutor, parabens pelos seus esclarecimentos.
    Gostaria de saber se há alguma interação medicamentosa entre as substancias metformina (glifage)
    e silimarina ( forfig). Tenho esteatose moderada e sou pré-diabético.Há alguns remédios mais eficazes ?

    ResponderExcluir
  77. O uso do suplemento Whey Protein pode causar aumento dos níveis de TGO e TGP? O médico pediu que eu parasse de usar pois meus níveis deram acima de 150U/L. Ele me receitou estou o medicamento Forfig 100mg por 1 mês e duas vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  78. Olá Dr. Obrigado pelo seu trabalho em responder as perguntas.

    Fiz recentemente um ultrassom e acusou que estou com Esteatose Hepática Grau 3. Tenho problemas hereditários com Colesterol alto. Praticamente não bebo alcool, não como carne vermelha e evito ao máximo comer frituras, gorduras, considero minha alimentação boa. Não estou fazendo exercício físico. Fui ao médico e ele me receitou tomar Forfig 100mg 1 x ao dia por 6 meses. Confesso que achei a consulta muito ruim, ele não pediu um exame de TGO e TGP. Enfim, descobri que fiz esse exame em outubro de 2013 e a taxa de TGO estava em 20 U/L e TGP 15 U/L. Estou na dúvida se preciso tomar o remédio e qual tratamento fazer? Agradeço desde já, Gustavo

    ResponderExcluir
  79. Olá Doutor!
    Meu marido fez exame de sangue e a transaminase oxalacetica (AST) deu 200. É grave? Li que tem a ver com gordura no fígado. O médico pediu exames mais específicos. obrigada

    ResponderExcluir
  80. dutor se o tgo tgo ggt,estiver alterado como faço para baixar

    ResponderExcluir
  81. olá doutor.tenho 63 anos tomo remédios de pressão anos,tenho usado muito antiimflamatório pois tenho dores crónicas no tornozelo,fiz exame de fígado acusou gordura pode ser dos remédios que faço uso?

    ResponderExcluir
  82. ola dr boa noite bebi ha muitos anos, depois fiz a herbalife uns 03 anos atras comecei a sentir ua pontada embaixo das costrelas lado direto. fiz ultrassom, e deu trigilerides 222 jejus ,e glicose 127 - e sentia uma dor que pegava do lado as costas que mla podia andar .e ai elea passou neurix - que tem tiamia e forfig, apos almoço e um antiflamatorio flancox -o melhor e 200 ou 100 mg - e para controlar a gordura para não ir ao figado qual o melhor ? posso tomar uma cervejinha ou vinho tinto suave ou seco ? nos finais de sema com tira gosto. ?
    no aguardo e tenha otima noite ..jair valença- bahia

    ResponderExcluir
  83. Olá gostaria de esclarecimento; MEUS RESULTADOS DOS EXAMES DE 25 DE ABRIL DESTE ANO FORAM;TGO-40 U/L, TGP- 46 U/L, GAMA (GT) - 79 U/L, TSH UTRA SENSIVEL- 0,68. OS DEMAIS TODOS NORMAIS, O QUE FAZER O QUE SIGNIFICA ESSES RESULTADOS, OBRIGADA

    ResponderExcluir
  84. Olá, Dr Marco, parabenizo por esta abertura, pois é muito bom poder tirar uma segunda opinião em se tratando de saúde.Sou do interior de Minas , em setembro de 2013 fiz um US e foi diagnosticada moderada esteatose hepática e hepatoesplenomegalia de etiologia a esclarecer. Tenho histórico de gastrite, refluxo e hernia de hiato. Meus exames: glicose 127, pós prandial: 135, Hemog Glicada 6,0 % VLDL 20,20; Triglic 101, TGO 61, TGP 47, Gama GT 134, Colest total 222, HDL 52, LDL 149,8 no hemograma tudo normal mas plaquetas 112.000. Não faço uso de bebidas alcoólicas, não fumo, tomo Atenolol 50 mg, Hctz 25mg, Paroxetina 20mg, Glifage 500 2xdia, Sinvastatina 20mg, voltei a tomar , a pressão é controlada. Tomo a Silimarina manipulada de 70mg, este foi indicação de uma amiga, mas tomo 1 x dia, não sei se faço certo, se é confiável, se posso tomar mais. Peso 83 e altura 1,67 Fui encaminhada para o Gastro que me pediu endoscopia que farei daqui uns dias e me reencaminhou para um Hematologista para ver a questão do baço inchado e as plaquetas baixas. Não tenho sangramentos gengivais, manchas roxas, pele amarelada e nem olhos amarelos. O Hemato me pediu outros exames de sangue que farei ainda são eles: Albumina, Bilirrubina Total e Frações; INR, Sorologia para Hepatite A IgG e IgM; AntiHBC IgG e Ferritina e mais uma ressonância do abdômen pra investigar o fígado, suspeita de hepatite, cirrose, fiquei assustada. Com os resultados anteriores dá pra descartar alguma destas doenças, é grave? O médico tá no caminho certo? O que me aconselha? Deus o abençoe e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  85. Olá Dr.
    Meu nome é Alessandra,tenho 33 anos e estou com TGO-52 TGP-73,é muito grave?
    Não bebo e não fumo.
    Estou com um pouco de medo,pois pesquisei e em alguma pesquisa fala até sobre câncer.
    Desde já,agradeço pela oportunidade e que DEUS lhe abençõe.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia Dr. há 4 anos tenho uma tontura leve e constante e sinto-me como se estivesse de ressaca sem ingerir bebida alcoolicas há anos. Fiz vários exames e até agora nada encontrei. Em conversa com uma prima, ela disse que tinha tal tontura e que o medico passou um medicamento para o fígado e mudança alimentar e exercício físico como caminhada e ela está sontindo-se melhor. Poderia o fígado provocar essas tonturas? no meu caso tenho essa desconfiança.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia doutor, a um mês fui diagnosticado com esteatose hepática, meu clínico me receitou omeprazol, mais ñ vi efeitos, hj mudei para forfig. Qual seria a forma de administrar o formiga 100 mg???
    Ressalto q todos meus exames estão alterados...

    ResponderExcluir
  88. Olá doutor, eu fui ao dermatologista para iniciar o tratamento com a isotretinoína, mas ao fazer os exames prescritos para iniciar o dito tratamento deu tudo normal, com exceção do TGP e TGO, repeti esse mesmo exame mais 3 vezes e também fiz os de hepatite e deu não reagente, por isso repeti. A médica disse que poderia ser uma questão metabólica pois tenho uma alimentação super saudável e não bebo. Meu tgp se encontra hoje no valor de 160 U/L e meu TGO 44 U/L sendo que no primeiro chegou a ser 330 (TGP). queria que o senhor pudesse me indicar o que fazer, pois estou preocupado e não tenho orientação por que talvez seja uma causa endógena, não sei.. ficarei grato por uma orientação.

    ResponderExcluir
  89. olá Doutor sou hipertensa, tenho 45 anos, não bebo, meu exame de sangue deu Amilase 81 u/l e Gama GT 75 u/l não como carne vermelha, sou sedentária... Qual motivo e como tratar?

    ResponderExcluir
  90. ola fui diagnosticado com gordura no figado a medica me receitou forfig 200mg depois de 2 dia de incio com a medicação apareceu uma alergia nas axilas nadegas dobra do joelho e vão dos dedos da mão e aparecem bolhinhas de agua e coçam muinto o que devo fazer

    ResponderExcluir
  91. Olá! Um homem com asma (usando alenia+aerolin+montelair), com hernia hiatal+refluxogastroesofagico+esofago de barret e gordura no figado, cuja glicemia em jejum sempre deu normal, ao trocar o omeprazol por pantoprazol, em junho, tem sua glicemia em jejum alterada para 290 e repetido em agosto, aumenta para 370.
    Será que o pantoprazol pode ter causado isso? ou foi coincidência?

    ResponderExcluir
  92. Dr tenho 25 anis.78 kg. 1.76 de altura.no ano passafo estava com esofagite erosiva e bacteria no estomago porem nao tomei medicacao..agora meu tgo esta 44 e tgp 80.o que isso quer dizer?estou com hepatite?posso tomar forbig 2 vzs ao dia?obrigado.gilberto...bobyson33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. olá Dr a um ano fis uma cirurgia de vesícula onde nos exames que fis constatei que tenho esteatose hepática moderada
    mas não me receitarão medicação alguma e a uns 2 anos fis exames de colesterol onde o LDL deu 213 gostaria de saber se posso tomar sinvastatina e de quantas miligramas se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  94. Gostaria de saber se a esteatose hepática leve (não alcoólica) pode causar lesões no duodeno.

    ResponderExcluir

Follow by Email

Loading...